Results for 'Márcia Elizabeth Marinho da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  29
    Informed consent for record linkage: a systematic review.Márcia Elizabeth Marinho da Silva, Cláudia Medina Coeli, Miriam Ventura, Marisa Palacios, Mônica Maria Ferreira Magnanini, Thais Medina Coeli Rochel Camargo & Kenneth Rochel Camargo - 2012 - Journal of Medical Ethics 38 (10):639-642.
    Background Record linkage is a useful tool for health research. Potential benefits aside, its use raises discussions on privacy issues, such as whether a written informed consent for access to health records and linkage should be obtained. The authors aim to systematically review studies that assess consent proportions to record linkage. Methods 8 databases were searched up to June 2011 to find articles which presented consent proportions to record linkage. The screening, eligibility and inclusion of articles were conducted by two (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  24
    Uma idéia de sistema e o lugar da Filosofia do Direito.Marcia Zebina Araújo da Silva - 1996 - Philósophos - Revista de Filosofia 1 (2):65-75.
    Este artigo discute a importância fundamental que a Enciclopédia possui para a compreensão dos conceitos centrais da Filosofia do Direito.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar.Roseane Amorim Da Silva, Maria Márcia Da Silva, José Willian Da Silva & Elayne Barbosa Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):138-162.
    Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática. O racismo está presente em todos os ambientes da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    A única defesa moral possível dos jovens que atearam fogo ao índio.Marcia Zebina Araújo da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):139-158.
    Neste artigo levo a cabo uma avaliação filosófica dos argumentos arrolados no caso do índio pataxó queimado vivo em Brasília.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A Vida Do Espírito.Marcia da Silva - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):159-174.
    Hegel não destina qualquer parte de suas obras para tratar davida do espírito, porém, ao explicar os termos em que a vida deve ser compreendida na Ciência da Lógica, ele diferencia a dimensão especulativa da dimensão natural e espiritual, referindo-se, especificamente, à vida do espírito. Pretendemos, tão somente, mostrar a origem e as implicações deste conceito em Hegel, posto que, se a vida natural é o ponto mais alto a que chega a natureza, a vida espiritual é o destino do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  39
    O alcance especulativo da vida em Hegel.Márcia Zebina Araújo da Silva - 2015 - Doispontos 12 (2).
    No início do capítulo sobre a vida, na Ciência da Lógica, Hegel nos adverte sobre a especificidade da vida enquanto ideia lógica e o quanto ela deve ser diferenciada da vida na Filosofia da Natureza, e da sua relação com o espírito. Neste trabalho, nos propomos perscrutar o estatuto da vida enquanto ideia lógica e explorar algumas de suas consequências especulativas, como a categoria fundamental para a questão do conhecimento, que nos permite pensar a filosofia de Hegel como holista. At (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Encuentros docentes en américa latina: luchar, resistir y esperanzar en tiempos pandémicos.Mairce da Silva Araújo, Marcia Soares de Alvarenga & Maria Tereza Goudard Tavares - 2021 - Voces de la Educación:180-192.
    Escrito en tiempos pandémicos, socializamos en el artículo los diálogos del Grupo Voces de la Educación con los movimientos docentes latinoamericanos que realizan investigaciones desde la escuela y la comunidad. Defendemos la pluralidad, diversidad y potencia de tales experiencias en la producción de otros procesos formativos, que nos llaman a la construcción de solidaridades necesarias para afrontar la barbarie de los tiempos actuales.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A elegia latina E a temática da morte.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):61-67.
    Catulo (século I a.C.), o primeiro grande autor lírico romano, traz a elegia grega com temática variada, inclusive amorosa. Assim a poesia elegíaca latina desenvolve-se e ganha contorno de um gênero autônomo em Roma, com temática própria, a elegia erótica romana. O tema do amor passa a ser fundamental, nos autores do século de Augusto (século I a.C.), Tibulo, Propércio e Ovídio, que escrevem livros inteiros para uma amada. Contudo, unida à temática do amor encontramos também o tema morte, constante (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A dejanira de ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):31-39.
    Ovídio, poeta latino do século I a.C, compôs as Heroides, obra em que heróis e heroínas das lendas escrevem a seus amados(as) ausentes. Todas as cartas apresentam profundo teor trágico, tanto na temática quanto nos aspectos trágicos marcantes. Analisamos a tragicidade na carta de Dejanira a Hércules, na qual a mulher do herói narra seu desespero ao receber a notícia da morte de Hércules, após vestir a túnica que ela havia enviado. Como base para a análise, serão usados os conceitos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Amor E Guerra na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):47-53.
    Os poetas elegíacos romanos estabelecem, em seus versos, uma forte relação entre o amor e a guerra. Os vocábulos usados para descrever os deuses do amor, Vênus e Cupido, ou o próprio ato amoroso, associam-se a vocábulos bélicos. Trava-se uma batalha entre os amantes ou entre o deus do Amor e aquele que foi ferido por sua flecha. Essa associação explica-se por questões míticas, as relações amorosas entre a deusa do amor e o deus da guerra, nas mitologias grega e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A problemática do gênero elegíaco.Márcia Regina de Faria da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):79-86.
    A elegia é uma forma poética muito antiga. Os gregos compuseram elegias desde a lírica arcaica (século VII – V a.C.). Contudo, foram as elegias compostas no período da lírica alexandrina (século III – II a.C.) que influenciaram os elegíacos romanos. Tanto na Grécia quanto em Roma a elegia é considerada como gênero lírico, mas percebemos que nas composições romanas é notória a presença do trágico, especialmente, nas obras de Ovídio, por isso discutimos a problemática do gênero elegíaco, que se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Medéia, Amor E erro, em ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):95-106.
    A personagem Medeia, desde os autores gregos, como Eurípides, é apresentada como o exemplo mais clássico do prejuízo causado pela paixão desmedida. Ela justifica todos os seus atos buscando como medida seu amor por Jasão. É o amor que a faz salvar a vida do amado e tirar várias outras vidas, inclusive de seus próprios filhos. Ovídio, poeta latino do século I a.C., retoma a personagem em sua obra Heroides, para também apresentar o mal que a paixão desenfreada pode causar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Ovídio E as inovações na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):99-104.
    Ovídio, o último autor elegíaco do período augustano, começou sua produção literária seguindo a tradição elegíaca latina, inaugurada por Catulo e intensificada por Tibulo e Propércio, que transformaram a elegia latina em verdadeiro estilo literário independente com temática unificada na paixão amorosa do eu-lírico por uma amada específica, trazendo assim a paixão como uma experiência pessoal, não mítica, como fizeram os alexandrinos. Ovídio inicia sua produção poetizando sua paixão por Corina, no livro Amores, mas sua elegia migra da paixão pessoal (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais em planejamentos da educação infantil.Iara da Silva Freitas & Márcia Helena da Silva Melo - 2023 - Aletheia 56 (2):128-145.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Promotion of prosocial behaviors and social skills in preschool lesson plans.Iara da Silva Freitas & Márcia Helena da Silva Melo - 2023 - Aletheia 56 (2):126-142.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Entre o trabalho e a escola.Marcia Cristina da Silva Vendramin, Sandra Francisca Bezerra Gemma & Andreia Silva Mata - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):302-323.
    O artigo discute a problemática na produção de semijoias e bijuterias em Limeira-SP. A pesquisa descritiva foi realizada com crianças e adolescentes em idade escolar.Foi aplicado um questionário contendo 41 perguntas objetivas que investigaram o perfil do estudante, da família, do trabalho, dos estudos e aspectos da saúde. Entre os principais resultados foi detectado que 569 participantes possuíam idades entre 7 a 13 anos e destes 37,43% informaram que precisam trabalhar para ajudar seus familiares.Quando questionado sobre o tipo de atividade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    Leibniz e o aperfeiçoamento da medicina: introdução ao texto e tradução.Arthur Leandro da Silva Marinho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e35.
    Neste artigo apresentamos uma tradução e discussão de uma carta do filósofo Leibniz (1646-1716), na qual ele discute ações para o aperfeiçoamento da medicina. A importância e atualidade desta carta consiste em propor ações públicas de controle de epidemias pelo estado, como também, discute o uso de medicação pela medicina para controle das epidemias. No primeiro momento, explicamos a importância da publicação desta carta, destinada a Germain Brice, no Journal des Savants. No segundo momento apresentamos a tradução do texto, onde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Corpus e objeto em perspectiva dialógica: uma análise em obras de M. Bakhtin.Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):89-117.
    RESUMO Por meio da análise dos estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin a propósito da obra de Fiódor Dostoiévski e François Rabelais, este artigo visa discutir as fronteiras e a relação entre corpus e objeto. Para tanto, observamos comparativamente duas edições brasileiras das obras bakhtinianas, sendo a pesquisa a respeito do autor francês e da cultura cômica popular cotejada com um conjunto de textos envolvendo o original em russo, textos-moldura, traduções e outros enunciados correlacionados. A reflexão apoia-se em uma perspectiva dialógica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Corpus and Object from a Dialogical Perspective: An Analysis in Bakhtin’s Works.Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):89-117.
    ABSTRACT Through the analysis of the studies developed by Mikhail Bakhtin regarding the work of Fyodor Dostoevsky and François Rabelais, this article aims to discuss the boundaries and the relationship between corpus and object. Therefore, we compared two Brazilian editions of Bakhtinian works, with the research on the French author and popular comic culture, with a set of texts involving the Russian original, frame-texts, translations, and other correlated utterances. The reflection is based on a dialogical perspective, particularly on the notion (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  83
    Características do Treinamento em Entrevista Motivacional.Fernanda Pasquoto de Souza, Elizabeth Meyer da Silva, Raquel de Melo Boff, Michele Terres-Trindade & Margareth da Silva Oliveira - 2012 - Revista Aletheia 38:186-195.
    A Entrevista Motivacional (EM) foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar as pessoas a realizarem mudanças de comportamento maladaptativo. Atualmente, uma ampla variedade de profissionais tem sido treinada para utilizar efetivamente a EM na prática clínica. Este artigo buscou, através de uma revisã..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018. 272p. [REVIEW]Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):150-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  4
    A large scale benchmark for session-based recommendations on the legal domain.Marcos Aurélio Domingues, Edleno Silva de Moura, Leandro Balby Marinho & Altigran da Silva - forthcoming - Artificial Intelligence and Law:1-36.
    The proliferation of legal documents in various formats and their dispersion across multiple courts present a significant challenge for users seeking precise matches to their information requirements. Despite notable advancements in legal information retrieval systems, research into legal recommender systems remains limited. A plausible factor contributing to this scarcity could be the absence of extensive publicly accessible datasets or benchmarks. While a few studies have emerged in this field, a comprehensive analysis of the distinct attributes of legal data that influence (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se torna essencial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Tempo, Governamentalidade e Autorresponsabilização Na Docência.Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Marcia Aparecida Amador Mascia & Carlos Roberto da Silveira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023017.
    No contexto neoliberal, no qual imperam a cultura da auditoria e da meritocracia, a lógica do empreender-se a si mesmo e a visão de educação como mercadoria, convivemos com o mal-estar dentro e fora da docência. Nesse panorama, este artigo objetiva problematizar a racionalidade neoliberal vigente dentro e fora das salas de aula. Trata-se de uma análise discursiva de depoimentos de três professores de ensino superior sobre o cuidado (de si), a partir de ferramentas teórico-analíticas de Foucault, com o intuito (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Filosofia na Escola.Joana D'Arc Beserra dos Santos & Márcia Pereira da Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Neuroscience Outside the Box: From the Laboratory to Discussing Drug Abuse at Schools.Thereza Cristina Machado do Vale, Luana da Silva Chagas, Helena de Souza Pereira, Elizabeth Giestal-de-Araujo, Analía Arévalo & Priscilla Oliveira-Silva Bomfim - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16.
    One of the effects of the current COVID-19 pandemic is that low-income countries were pushed further into extreme poverty, exacerbating social inequalities and increasing susceptibility to drug use/abuse in people of all ages. The risks of drug abuse may not be fully understood by all members of society, partly because of the taboo nature of the subject, and partly because of the considerable gap between scientific production/understanding and communication of such knowledge to the public at large. Drug use is a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização.Anderson Salvaterra Magalhães & Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):166-185.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  38
    A new dimension in publishing ethics: social media-based ethics-related accusations.Jaime A. Teixeira da Silva & Judit Dobránszki - 2019 - Journal of Information, Communication and Ethics in Society 17 (3):354-370.
    Purpose Whistle-blowing, which has become an integral part of the post-publication peer-review movement, is being fortified by social media. Anonymous commenting on blogs as well as Tweets about suspicions of academic misconduct can spread quickly on social media sites like Twitter. The purpose of this paper is to examine two cases to expand the discussion about how complex post-publication peer review is and to contextualize the use of social media within this movement. Design/methodology/approach This paper examines a Twitter-based exchange between (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Debunking the perceived loss of the Committee on Publication Ethics (COPE) moral compass: conspiracy theory, or a genuine cause for concern?Jaime A. Teixeira da Silva - 2019 - Eubios Journal of Asian and International Bioethics 29 (3):99-108.
    The natural instinct for members of the Committee on Publication Ethics, which now number almost 12,200, as well as academia, is to assume that this organization works under strict and clearly defined ethical parameters, with a solid vision, and an independent mandate that is not influenced by power, think tanks, or partisan interests. Naturally, whistle-blowing and science shaming are not practices that one would usually associate with an ethics organization like COPE, because they involve ethically and morally questionable practices. Despite (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  44
    EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: críticas à refutação do reducionismo local quanto ao desempenho justificacional do testemunho.Ronaldo Miguel Da Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):17-32.
    A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth Fricker (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento – uma entrevista com Elizabeth Macedo.Roberto Rafael Dias da Silva - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta.Elizabeth Cardoso, Diana Navas, Fábio Roberto Lucas & Maurício Pedro da Silva - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e62282p.
    ABSTRACT This article1 reports an ongoing experience involving the application of research to teaching that articulates various disciplines and curricular contexts within a Post-graduate Program in Literature and Literary Criticism. Through the use of active teaching-learning methodologies and digital information and communication technologies, we seek to put some core dilemmas of literary studies into dialogue with notions and practices of open science. Throughout this process, we laid the groundwork for a digital platform that would bring together the results of research (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, quando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  22
    Oliveira Lima Library: O legado do "Don Quixote Gordo" -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.766.Gilmara Yoshihara Franco & Márcia Pereira da Silva - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Oliveira Lima Library: O legado do "Don Quixote Gordo" -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.766.Gilmara Yoshihara Franco & Márcia Pereira da Silva - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção.Márcia Elisa Jager, Isadora Esteve Torres, Laís Ismael Freitas & Samara Silva dos Santos - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O objetivo deste artigo é descrever técnicas grupais desenvolvidas nas turmas do 3º e 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. As técnicas tiveram o intuito de intervir em demandas escolares associadas a relações interpessoais e comportamentos desafiadores e opositores tendo como base os pressupostos teóricos e práticos da abordagem cognitivo-comportamental. Os grupos foram homogêneos, com média de 10 estudantes, com objetivo de psicoeducação e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  38
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill Collins (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O" Projeto Columbia-University": Questionamentos em torno da Memória do Trabalho e da Educação.Ana Elizabeth Santos Alves & Lucineide Santos Silva - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Epistemologia e teorias da educação.Régis Henrique dos Reis Silva, Márcia Chaves-Gamboa & Sarah Maria de Freitas Machado Silva - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    As reações aos pós-modernismos.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa, Márcia Chaves-Gamboa & Régis Henrique dos Reis Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 1.
    A Revista Filosofia e Educação – Revista Digital do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia – abre um importante espaço para a publicação do dossiê intitulado Epistemologia e teorias da Educação: as reações aos pós-modernismos, que estampa as comunicações das mesas-redondas e os trabalhos apresentados no III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e no IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física, ambos realizados na Faculdade de Educação da Unicamp nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2008.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Editors with multiple retractions, but who serve on journal editorial boards: Case studies.Jaime A. Teixeira da Silva & Quan-Hoang Vuong - 2023 - Epistēmēs Metron Logos 9:1-8.
    In a recent opinion paper, it was argued that individuals with multiple retractions or a record of academic misconduct should not serve as editors, including as editors-in-chief, on the editorial boards of scholarly or academic journals. As a first step towards appreciating how such a policy could be applied in practice, the presence of 30 individuals listed on the Retraction Watch Leaderboard on editorial boards was screened. Six cases are highlighted to gain an appreciation of the potential reputational risks that (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  12
    Introduction: Medical Migrations.Nancy Scheper-Hughes & Elizabeth F. S. Roberts - 2011 - Body and Society 17 (2-3):1-30.
    Moshe Tati, a sanitation worker in Jerusalem, was among the first of more than a thousand mortally sick Israelis who signed up for illicit and clandestine ‘transplant tour’ packages that included: travel to an undisclosed foreign and exotic setting; five-star hotel accommodation; surgery in a private hospital unit; a ‘fresh’ kidney purchased from a perfect stranger trafficked from a third country. Although Tati’s holiday turned into a nightmare and he had to be emergency air-lifted from a rented transplant unit in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  47.  7
    A(nother) democratic case for federalism.Michael Da Silva - forthcoming - European Journal of Political Theory.
    This work offers a new democratic case for federalism, understood as a form of governance in which multiple entities in a country possess final decision-making authority (viz., can make decisions free from others substituting their decisions, issuing fines, etc.) over at least one subject (e.g., immigration, defense). It argues that leading solutions to the democratic boundary problem provide overlapping arguments for federalism. The underlying logic and many details of the most commonly cited solutions focused on those relevantly affected by and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  32
    How Christian Norms Can Have an Impact on Bioethics in a Pluralist and Democratic Europe: A Scandinavian Perspective.A. Barbosa da Silva - 2009 - Christian Bioethics 15 (1):54-73.
    This article assesses the similarity and difference between the Western European style of doing bioethics and the Scandinavian one. First, it reviews the introductory article by the editor, C. Delkeskamp-Hayes in the first issue of Christian Bioethics (2008), devoted to the possibility of a specifically Christian bioethics in Europe. Second, it analyses bioethics debates in Scandinavian today. In light of Delkeskamp-Hayes' article, the main similarity is that both regions are facing secularization as a threat to basic Christian values, for example, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  21
    BODIES OF ESTRANGEMENT: mel gibson, sacrifice and history.Jorge Bastos da Silva - 2014 - Angelaki 19 (4):65-78.
    :The bulk of Mel Gibson's output as filmmaker consists of a trilogy on historical subjects: Braveheart, The Passion and Apocalypto. This article points to a degree of imaginative consistency underlying Gibson's work. It seeks to acknowledge a personal vision of the nature and significance of human events – a vision articulated through the choice of recurring cinematic techniques and visual-thematic motifs. All three films inculcate a sense of history as fundamentally dependent on acts of ritualization, at the centre of which (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Dialéctica das consciências e outros ensaios.Vicente Ferreira da Silva - 2002 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Edited by António Braz Teixeira.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000